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Call Center na área da saúde: como se tornar um vendedor de sucesso

19/08/16
call center
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Na área da saúde, é muito comum o atendimento dos vendedores via call center. Quando se trata de saúde, logo pensamos em agilidade e no rápido acesso e retorno de informações e condições, afinal, trabalhamos com vidas que dependem da prontidão na entrega de um produto ou serviço que atenda às expectativas.

Há alguns anos trabalhando no setor comercial da área da saúde, sendo boa parte deles na gestão de vendas, tenho acompanhado o mercado crescente de call center nas empresas e observo como a dedicação e o cuidado são essenciais a esses profissionais, pois devem ser criteriosos ao explicar, no momento da venda, sobre os produtos e esclarecer a importância e a utilização de cada um.

O setor de vendas no mercado da saúde geralmente trabalha com profissionais que possuem formação técnica de nível superior, treinados para o atendimento telefônico, prática que tem sido positiva e bem aceita pelo consumidor.

Mas apenas isso é suficiente?

Também é preciso planejar
Também é preciso planejar

Existem alguns fatores que proporcionam inspiração ao vendedor, tornando-o mais convincente. Em síntese, isso se resume ao seu próprio bem-estar, ou seja, quanto mais feliz e bem-disposto estiver o profissional, maior será a sua satisfação e o rendimento nos negócios.

É preciso ter entusiasmo para planejar e desenvolver melhor a rotina do dia. O ideal é ter uma boa noite de sono para acordar bem e ter determinação para encarar as dificuldades da rotina, assim o dia sempre será melhor.

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Pensando na excelência de alguns vendedores e o grande sucesso com as vendas, gostaria de citar pontos importantes, além de dicas relevantes para se fechar bons negócios e fidelizar os clientes, com muito sucesso:

  • Planejamento: Faça uma programação de como começar e desenvolver seu trabalho diariamente; reflita sobre o dia anterior, analise pontos relevantes que precisa melhorar e relembre as dicas que deram certo.
  • Concentração: no momento do atendimento por telefone, imagine-se numa visita pessoal ao cliente, isso ajudará em sua concentração.
  • Dia útil: todos os dias são úteis, portanto, não perca mais tempo. Trace objetivos e corra atrás de metas pessoais.
  • Confiança: perca o medo do colega competitivo, aposte com você mesmo suas perdas e ganhos, você pode mais.
  • Persistência: não desista fácil, acredite no seu poder de persuasão; só não se torne um “chato”, às vezes, insistir demais incomoda.
  • Esteja aberto a aprender: aprenda coisas novas, ninguém sabe tudo; talvez aprender a ouvir a real necessidade do seu cliente seja o grande avanço para bons fechamentos de negócios.
  • Otimismo: acreditar é um bom remédio para curar até “dor de cotovelo”. Pensar positivo sempre atrai bons negócios, boas conversas e boa indicação, quem não quer ficar perto de pessoas bem-humoradas?!
  • Atente-se ao EVITE e o NUNCA: EVITE passar informações negativas para o cliente e NUNCA discuta com ele sobre os problemas internos de sua empresa.

Seja um vendedor de sucesso, crie, inspire, pense positivo e durma bem!

- As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Labor Import. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.


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