Menu

Qual a importância de manter o cateter venoso protegido?

29/08/19

Em se tratando de âmbito hospitalar, você sabe para que serve um cateter venoso, a importância de se manter um cateter venoso protegido e como fazê-lo?

Quando ficamos doentes ao ponto de ficarmos internados e precisamos de medicamentos e hidratação intravenosa, logo, recebemos um cateter periférico que através da punção da enfermagem vai deixar um silicone lá dentro de nossas veias para fazer a função de entregar a nossa circulação o tratamento que precisamos.

Este processo de punção, já detém técnicas de barreira para evitar infecções, como a lavagem das mãos, assepsia da pele e o uso de luvas, por exemplo, mas se após não usarmos uma fixação/cobertura adequada pode ocorrer problemas com este acesso. Por este motivo, sempre em saúde precisa-se certificar que está se fazendo o melhor, com a melhor técnica, materiais e tecnologias possíveis para minimizar os riscos de exposição ao paciente.

E assim sendo, ao término da punção deve-se utilizar um curativo para cateter, onde no ponto de inserção fique um filme transparente para a visualização livre e de fácil visualização de qualquer início de processo inflamatório e/ou infeccioso que possa iniciar, bem como, a aderência ao redor tem que ser perfeita, para que evite qualquer deslocamento do cateter e por questões mecânicas gere processo inflamatório, ou a perda do cateter.

Está fixação é de extrema importância, também pelo fato de que quando há uma punção abrimos barreiras, perfuramos pele e tecidos para chegar na circulação e o cateter fica intimamente ligado a corrente sanguínea, e, desta forma se não isolarmos esta “abertura” do meio externo estamos deixando o paciente muito exposto a ação das bactérias/vírus que podem adentrar o organismo por este acesso e gerar infecções graves de corrente sanguínea.

O mesmo princípio do curativo para cateter periférico serve para cateteres centrais, com alguns outros maiores cuidados como realizá-lo de forma estéril não somente asséptica com é com o acesso periférico.

Desta maneira, é necessário escolher coberturas adequadas para manter o acesso livre de complicações e para isto é preciso o conhecimento dos profissionais de saúde envolvidos não só da qualidade dos materiais a serem utilizados, mas a forma de fixá-los e uma técnica extremamente adequada.

 

Fonte: 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072019000100312&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

https://pebmed.com.br/enfermagem-passo-a-passo-da-puncao-venosa-periferica/

http://www2.ebserh.gov.br/documents/220250/1649711/Protocolo+preven%C3%A7%C3%A3o+ICS.pdf/b5d860cb-e3a9-4585-b039-86bf1202dcc7

- As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Bunzl Saúde. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.


Avise-me quando chegar Nós vamos lhe informar quando o produto chegar em nosso estoque. Basta deixar seu email abaixo.
Email Nós não vamos compartilhar seu email com ninguém.