Menu

Fotossensibilidade em produtos da área da saúde

19/12/18

Assim como os raios solares afetam nossa pele e, por causa disso, devemos cuidar utilizando protetor solar para evitar futura degradação celular, podemos pensar também em soluções farmacológicas, respeitando a sua especificidade.

Em âmbito hospitalar, quando pensamos em infusão de medicação, nos deparamos com um procedimento comum e que ocorre em todos os setores assistenciais, mas além do cuidado e atenção no momento de medicar um paciente, também é fundamental que o profissional entenda qual é a eficácia, o tipo de manipulação, a devida ação e o que esperar de cada tipo de medicamento prescrito pelo médico cuidador.

No momento em que o paciente vai receber o medicamento através da punção, alguns produtos são utilizados, como: álcool sachê, para antissepsia da pele; garrote ou torniquete, para a vasodilatação da veia periférica; cateter ou scalp intravenoso e um equipo juntamente com o medicamento que será infundido com a solução medicamentosa para tratamento.

De todos os produtos que são utilizados nesse procedimento, quando se trata de fármaco fotossensível é indispensável o uso de um equipo de cor âmbar, que terá a função de preservar aquele medicamento.

 

O que é um equipo fotossensível e qual é a sua função?

O equipo de infusão gravitacional fotossensível é um produto fotoprotetor, e é indicado para infusão gravitacional de medicamentos sensíveis à luz. Medicamentos que sofrem alterações em suas propriedades originais se estiverem sob ação dos raios ultravioletas da luz, então, o equipo deve ser utilizado com a finalidade de evitar que se percam as características medicamentosas, como acontece em alguns antibióticos, drogas vasoativas e algumas medicações quimioterápicas.

Os medicamentos fotossensíveis precisam ser armazenados em condições especiais que não tenha incidência da luz direta, impedindo que as propriedades não se degradem ou sejam alteradas, ocorrendo a oxirredução, perdendo as características farmacológicas ideais e impedindo que ocorra o efeito eficaz e esperado no paciente. Em medicamentos endovenosos que necessitam de um tempo de infusão maior é preciso a proteção fotossensível impedindo a diminuição da eficácia do medicamento.

Alguns exemplos de medicações fotossensíveis que costumam ser utilizadas no dia a dia, em âmbito assistencial, são: Dipirona (em ampola âmbar), antibiótico Anfotericina (antifúngicos), Noradrenalina, Dacarbazina, vitaminas A, K, complexo B entre outros que sempre estarão em ampola fotossensível e que necessitarão deste cuidado e manipulação correta com o equipo específico e fotossensível.

Existem diversos tipos de equipos fotossensíveis no mercado, entre eles são os com bureta, macrogotas e microgotas gravitacionais, e para bomba de infusão. A validade do equipo é instituído por cada fabricante e, durante o uso, é de acordo com o que é preconizado por protocolo interno de cada instituição.

 

Fonte:

Ministério da Saúde – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA Seção III

 

equipo

- As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Labor Import. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.


Avise-me quando chegar Nós vamos lhe informar quando o produto chegar em nosso estoque. Basta deixar seu email abaixo.
Email Nós não vamos compartilhar seu email com ninguém.