Menu

Você sabe o que é hipertensão?

15/08/19

Você sabe o que é hipertensão? Quais são as consequências dela para sua saúde? Como se prevenir e se conscientizar de que ela está acontecendo?

A hipertensão arterial é conhecida como “pressão alta” e nada mais é do que o aumento da pressão dentro das artérias, quando o coração demanda realizar um esforço extra para bombear o sangue, por haver maior resistência em fazer o sangue circular pelo corpo, e que pode ser alterado por inúmeras causas, por exemplo: o estresse, dor, susto ou esforço físico.

Porém, segundo estudos, a pessoa só é considerada hipertensa quando sua pressão entra em constante elevação acima de 140/90 mmHg (ou 14 por 9), em repouso, aferida através de um aparelho chamado esfigmomanômetro, por um profissional que detenha o conhecimento, pois exige conhecimento e habilidade, inclusive com o estetoscópio para auscultar as “batidas” e definir a pressão.

Além disso, pode ser medida em casa por aparelhos eletrônicos que também exigem repouso e formas corretas de posicionamento para leitura adequada. Esse acompanhamento se faz necessário para esclarecer possíveis dúvidas sobre ser ou não hipertenso.

Recomenda-se medir a pressão regularmente para diagnosticar a hipertensão arterial, para pessoas acima de 20 anos de idade, ao menos uma vez por ano, e caso haja pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.

Outro cuidado importante é prestar atenção aos sintomas, como dores de cabeça, no peito, tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta. Claro que o melhor caminho ainda é a prevenção que está ligada a manter hábitos saudáveis, alimentares, realizar exercício físico regularmente, manter peso adequado, não fumar, evitar ao máximo bebidas alcoólicas, controlar o diabetes, se tiver, evitar estresse constante e aproveitar bem os momentos que tragam prazer e relaxamento.

Constantes níveis de pressão elevados podem levar a consequências, como: infarto, hemorragia cerebral, dor no peito, problemas renais, insuficiência cardíaca, redução da visão, morte súbita, entre outros. Essa doença pode surgir em qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, mas algumas situações (fatores de risco) podem predispor o desenvolvimento: idade, quanto maior; maior o risco; sexo, após 50 anos de idade o risco é maior em mulheres; consumo de sal e álcool em demasia; obesidade e sedentarismo, que são consequências do baixo nível de atividade física.

Assim sendo, é aconselhável que se mantenha saudável e longe dos riscos que levam a doença, bem como realizar consultas médicas periódicas para averiguar a pressão e se atentar aos sinais de mal-estar citados acima, se constatada hipertensão, deve-se realizar as recomendações médicas adequadas e tomar remédios receitados criteriosamente para evitar complicações e morte.

 

Fonte: 

http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

http://www.saudecominteligencia.com.br/hipertensao-arterial.htm

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hipertensao-pressao-alta/

- As opiniões aqui expressas são as do autor e não refletem necessariamente as da Bunzl Saúde. A empresa não assume qualquer responsabilidade por erros nas informações aqui contidas, nem por qualquer dano que possa decorrer do uso delas ou da confiança nelas.


Avise-me quando chegar Nós vamos lhe informar quando o produto chegar em nosso estoque. Basta deixar seu email abaixo.
Email Nós não vamos compartilhar seu email com ninguém.